31 dezembro 2008

CONSCIENTIZAÇÃO DAS TRABALHADORAS E TRABALHADORES


Esclarecimento
Por um erro de revisão, uma frase da entrevista com a Diretora de Relações de Gênero do Sindiágua, Vera Lúcia Castro Alves, saiu truncada na edição impressa do Berro D’Água (Julho 2008), dificultando o entendimento. O jornal fez um balanço do primeiro ano da Gestão “Sindicato para Todos”. A edição completa já está em nosso site (basta clicar no banner, ao lado.
Para não restar qualquer confusão, publicamos aqui a matéria de Vera Lúcia, na íntegra. Confira.


À frente da Secretaria de Relações de Gênero, Vera Lúcia Castro Alves vem desenvolvendo neste primeiro ano da gestão um forte trabalho de conscientização e fortalecimento dos direitos dos trabalhadores, em especial, das trabalhadoras. Um grupo de 14 colegas compõe a Comissão de Mulheres do SINDIÁGUA, que tem entre suas tarefas elaborar a agenda de eventos desta Secretaria. “Esta Comissão já existiu no passado, conforme consta em Acordo Coletivo. Desde que assumimos, tratamos de rearticular o grupo que tem trabalhado muito na realização de nossas atividades”, declara a diretora sindical.

Com o objetivo de melhorar a relação entre os gêneros e diminuir as desigualdades de oportunidades, a Secretaria tem trabalhado com o compromisso de discutir questões que reflitam os anseios e as necessidades da categoria no seu cotidiano. Segundo Vera Lucia, “as mulheres representam apenas 17% dos funcionários da Corsan, e nosso objetivo é organizar estas trabalhadoras para que tenhamos representatividade, de forma unida, na luta por nossos direitos e também na busca por soluções para os inúmeros problemas que enfrentamos diariamente, seja no trabalho ou na vida pessoal”.

Encontro de Mulheres
Visando manter um diálogo mais aprofundado com as trabalhadoras, foi realizado nos dias 4, 5 e 6 de abril o Encontro de Mulheres do SINDIÁGUA, em Torres. “Foi um momento especial nesta luta, conseguimos reunir mais de 200 colegas durante os três dias”, comemora Vera. O evento serviu para a troca de informações e experiências, aprendizado e confraternização. Foram tratados temas como saúde, depressão, auto-estima, assédio moral, Lei Maria da Penha, questões trabalhistas, entre outros que tinham sido escolhidos previamente, através de pesquisa realizada com a base.

Com o início de mais um ano da gestão, a Secretaria e a Comissão de Mulheres já projetam as tarefas que serão executadas. “Este primeiro ano foi muito produtivo e gratificante para nós. Os trabalhos específicos estão agora em ritmo mais lento, devido à participação das componentes da Comissão na luta pela aprovação do Acordo Coletivo 2008-2009, e pela manutenção das renovações dos contratos com os municípios, mas serão retomados assim que estas vitórias se consolidarem”, enfatiza a diretora.

Regionalização
Seguindo um compromisso da gestão em interiorizar os serviços e aumentar a aproximação com a categoria, a Secretaria já projeta encontros menores, regionalizados, que possam proporcionar a participação de um número maior de trabalhadoras, culminando em um grande encontro final. Conforme Vera Lúcia, “esse encontro servirá para apresentar os trabalhos realizados nestes fóruns regionais, pois queremos que as próprias colegas sejam as palestrantes do evento, trocando experiências e aumentando o protagonismo”.

Outro projeto a ser realizado neste próximo ano visa os homens da categoria. Com uma média etária dos funcionários da Corsan em torno de 40 anos, a Secretaria pretende realizar palestras sobre a importância dos cuidados com a saúde. “Os homens geralmente são arredios e descuidados com a própria saúde, cuidam da família, mas esquecem de si mesmos. Queremos proporcionar a conscientização deles de que a prevenção é melhor que um eventual tratamento”, lembra.

Com muita satisfação em compor a atual direção, Vera Lúcia reafirma compromissos assumidos desde a posse: “Devemos estar unidos e buscar soluções que atendam de forma qualificada e humanizada a todos e a todas, mantendo e intensificando os trabalhos. Queremos dar visibilidade às dificuldades da categoria, frente às realidades que enfrentamos. Através de oficinas temáticas, possibilitaremos a participação e o envolvimento, bem como o encaminhamento de sugestões e soluções para nossos problemas”.